Secretaria de Educação inicia projeto “O bosque da minha escola”

Publicado em 22/09/2021 às 19:50 - Atualizado em 22/09/2021 às 19:50

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Educação, iniciou na terça- feira, 21, no Dia da Árvore, o projeto “O bosque da minha escola: um espaço de vivências, experiências e aprendizado”. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Lions Clube de Caçador, que realizou a doação das árvores frutíferas e nativas.

“Este projeto foi pensado pelos profissionais que atuam no Centro de Educação Infantil Elmar Pereira Rosa, com o objetivo de revitalizar o espaço e oportunizar o contato com a natureza. Com isso, a secretaria decidiu ampliar o projeto para toda a rede municipal de ensino de Caçador”, afirma a secretária de Educação, Lenira Carneiro.

Além do contato com a natureza, o projeto irá proporcionar cenários de aprendizagem, pois com o plantio das árvores, cada escola terá um bosque. “Entende-se que é necessário que as crianças desde cedo tenham o contato com os elementos da natureza, para que possam através da brincadeira, e observação, construir seu aprendizado. Nós precisamos oportunizar essas vivências, para que essas crianças se tornem cidadãos que cuidem do meio ambiente”, afirma a professora e idealizadora do projeto, Ana Claudia Viero.

“Para termos árvores, nós temos que ensinar as crianças a gostarem de plantar, mostrando a importância desta ação. Através desta parceria, estaremos em todas as escolas, no local onde elas aprendem, realizando o plantio, para que essas crianças possam crescer junto com as árvores plantadas”, enfatiza o presidente do Lions, Evaldo Martin Schulze.

“Queremos oportunizar vivências e experiências, que farão parte da memória de todas as crianças que passarem pelas nossas escolas municipais”, finaliza Lenira.