Assistência Social
Festividades de São Francisco de Assis, padroeiro de Caçador, são abertas oficialmente

Publicado em 10/09/2019 às 17:37 - Atualizado em 16/09/2019 às 15:51

As festividades de São Francisco de Assis, padroeiro de Caçador, tiveram sua abertura oficial nesta segunda-feira, 9, no hall da Prefeitura. A programação inicia com a exposição dos produtos confeccionados pelas artesãs do Projeto De Mãos Dadas - Artesanato Sustentável. As peças alusivas ao padroeiro ficarão no hall da Prefeitura até dia 13 de setembro. Elas serão comercializadas durante as festividades.

Este evento é uma união de esforços entre as secretarias da Prefeitura de Caçador, Mitra Diocesana, artesãs de Caçador e De Mãos Dadas - Artesanato Sustentável e inclui uma variada programação, com caminhada ecológica, festival de prêmios, bingo, almoço festivo, venda de bolo e dos artesanatos e a tradicional novena. Todas as atrações encerram em 6 de outubro.

“Em nome da administração municipal faço um o agradecimento e parabenizo todos os envolvidos neste grandioso evento que vai entrar oficialmente para o calendário de eventos da cidade. Uma união de esforços que vai, com toda certeza, favorecer nossa população e marcar a história do município e região”, destacou o vice-prefeito, Alencar Mendes.

“Uma bela iniciativa que vai homenagear a memória da história de um homem que tanto fez pela humanidade. São Francisco de Assis que é o padroeiro de Caçador e de nossa paróquia. Toda iniciativa que vise promover o bem, e a memória de São Francisco é belíssima e tem todo o apoio da igreja e da Mitra diocesana”, salientou o pároco da Diocese de Caçador, padre Lauro Kaluzny Filho.

Finalizando a solenidade de lançamento, o grupo de dança sênior, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, coordenado pela professora Minéia Mafioleti apresentou o Hino a São Francisco, através de uma dança Sagrada Circular.

“A exposição das maravilhosas peças feitas pelas mãos caçadorenses estará no hall da Prefeitura. Toda a comunidade pode vir conhecer, até a sexta-feira, 13. A ação fortalece, também, o turismo religioso do município, o que é uma das intenções do projeto e da Administração Municipal”, destaca Márcio Coelho, do Programa de Mãos Dadas.

Confira a programação:

9 a 13 de setembro - Exposição dos produtos artesanais do São Francisco de Assis – Projeto De Mãos Dadas – Artesanato Sustentável
14 de setembro - A partir das 15h30 - No Clube das Bochas, Desfile Primavera/Verão, onde estarão expostos produtos de São Francisco em um estande; Parceria com a BPW - Caçador

22 de setembro - Caminhada Ecológica - A partir das 8h no sítio de Tranquilo Scolaro, na Linha São Francisco. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/kNuoFJrMvzGhE4X57

24 de setembro - Horário a definir - Programação de cinema realizada por Lu Paes;

25 de setembro - 19h - Novena – benção aos trabalhadores, empreendimentos e negócios;

26 de setembro - 19h - Novena – benção da saúde;

27 de setembro - 19h - Novena – benção das gestantes, crianças e catequizandos;

28 de setembro - 14h - Festival de Prêmios de São Francisco e bingo; e venda dos produtos artesanais do São Francisco
18h30 - Novena – benção das sementes e agricultores; e venda dos produtos artesanais do São Francisco

29 de setembro - 18h30 - Novena – benção aos jovens e adolescentes; e venda dos produtos artesanais do São Francisco

30 de setembro - 19h - Novena – benção para a terceira idade; e venda dos produtos artesanais do São Francisco

1º de outubro - 19h - Novena – Oração pelas vocações! Abertura diocesana do mês de Outubro; e venda dos produtos artesanais do São Francisco Bênção dos idosos, no Dia Internacional da Pessoa Idosa

2 de outubro - 19h - Novena – Oração a Nossa Senhora desatadora de nós!

3 de outubro - 19h - Novena – Missa da família, benção dos casais;

4 de outubro - 8h - Missa solene pelo dia de São Francisco de Assis;

9h15 - Benção dos animais;

Venda de bolo de São Francisco com as medalhinhas;

12h Badalar dos sinos da Catedral pelo dia do Padroeiro;

18h30 - Concentração com as imagens dos padroeiros das Comunidades nas escadarias da Catedral;

19h - Missa solene pelo dia de São Francisco de Assis;

Enfeite das escadarias da Igreja com origami e mensagens religiosas;

Venda de artesanato sobre São Francisco de Assis; Apresentações culturais e venda dos produtos artesanais do São Francisco

6 de outubro - 8h - Missa Solene em comemoração aos 84 anos da Paróquia São Francisco de Assis.

12h - Almoço festivo no salão da Catedral em comemoração ao aniversário da Paróquia.