---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

iluminação
Instalação das 1 mil lâmpadas de led, em Caçador, deve iniciar nos próximos dias

Publicado em 08/07/2019 às 17:59 - Atualizado em 08/07/2019 às 18:10

A instalação das 1 mil lâmpadas de led deve iniciar nos próximos dias, em Caçador. O projeto do município foi aprovado em 1º lugar dentre os 52 de Santa Catarina participantes de uma chamada pública do Governo do Estado.

 


Os investimentos são de R$ 2.159.000,00 do Programa de Eficiência Energética (PEE) Celesc ANEEL, com contrapartida do município. A iniciativa faz parte das ações de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública (IP), conforme projetos aprovados por chamada pública realizada em 2017.


Vários fatores foram analisados para a escolha dos projetos como qualidade, benefício energético, cálculos corretos e orçamento. “Anualmente, a Celesc abre um processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética para que nossos consumidores apresentam suas demandas e necessidades. Dessa forma, a Celesc pode atuar como multiplicador do uso consciente de energia elétrica em toda sua área de concessão”, explicou o gerente do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico da Celesc, Marco Aurélio Gianesini.


Além de aumentar a luminosidade, haverá uma economia significativa nos gastos com a iluminação pública. “Com estes recursos que irão sobrar, a Prefeitura poderá prosseguir com a substituição das lâmpadas por toda a cidade”, destacou o gestor de Projetos, José Cassio.


Além das lâmpadas, serão substituídos ainda os reatores, relés e braços nos postes. Os novos kits têm durabilidade de até 13 anos. “Trata-se de mais uma conquista da atual administração. Com a melhor iluminação, teremos mais segurança e uma cidade mais bonita”, finalizou José Cassio.
“Este é mais um projeto que apresentamos, ainda em 2017 e que agora se tornará realidade. Continuamos em busca de recursos, com outros projetos, para beneficiar a nossa cidade de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, concluiu o prefeito Saulo Sperotto.