Campanha Setembro Amarelo
Prefeitura inicia campanha de conscientização sobre o Setembro Amarelo

Publicado em 17/09/2021 às 10:24 - Atualizado em 17/09/2021 às 10:24

A Prefeitura de Caçador inicia campanha sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao sucídio. O objetivo é conscientizar a população sobre o tema e as maneiras de efetivar a prevenção, através de diálogos e discussões.

“Muitas pessoas evitam falar sobre o assunto, com o receio de estimular a prática, sendo algo que acontece quando são divulgadas informações equivocadas e desconexas. É nosso dever como cidadãos informar e acolher, estabelecendo um canal de comunicação com quem precisa, especialmente exercitando a prática da escuta livre de julgamentos”, afirma a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Caçador, Edilaine Casaletti.

Dentro das ações do Setembro Amarelo, as equipes dos programas de Saúde Mental de Caçador, juntamente com a direção de Atenção Básica, estão realizando durante o mês uma capacitação aos profissionais de saúde sobre a “Prevenção ao Suicídio e Intervenção em Saúde Mental”.

“O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades de identificação dos riscos durante o atendimento na unidade de saúde, efetivando ações de prevenção. Esse trabalho é extremamente necessário, pois só é possível ajudar alguém quando temos segurança no que fazemos, sabendo o que está ao nosso alcance para ajudar”, complementa a psicóloga.

“Pedimos que as pessoas não menosprezem a depressão ou outra doença mental, pois são doenças como as outras e precisam de tratamento. Assim, através de orientações, diálogo e desejo de ajudar o próximo, podemos salvar vidas. Por isso, ouça alguém, acompanhe e seja o apoio”, finaliza Edilaine Casaletti.

Caso uma pessoa sinta vontade de dialogar, por se sentir sozinho, pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o 188. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer horário.