Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Vigilância Sanitária orienta sobre descarte de máscaras e luvas

Publicado em 07/08/2020 às 15:51 - Atualizado em 14/08/2020 às 15:31

A Vigilância Sanitária está repassando orientações referentes ao descarte de máscaras e luvas por pessoas contaminadas com Covid-19 e não-contaminadas.

 

O uso de máscaras e luvas, conforme descrito nas diversas legislações sanitárias, reduz os riscos de contaminação por Covid-19 e outras doenças. Contudo, a destinação incorreta desses materiais expõe outras pessoas ao coronavírus – principalmente os trabalhadores do sistema de coleta seletiva do município e os moradores que realizam a coleta do material dentro da residência do infectado.

 

O material infectado ou com suspeita de contaminação exige cuidados na hora de ser descartado para evitar propagação da covid-19.
a) Máscaras, luvas e lenços descartáveis utilizados rotineiramente devem ser embalados em um saco plástico antes de serem colocados no lixo comum, mesmo que não sejam todas as pessoas da residência que estejam em quarentena;

 

b) Os sacos devem ser preenchidos até, no máximo, dois terços da sua capacidade e os materiais descartados devem ser mantidos em sacos e dentro de lixeiras fechadas até o momento da coleta.

 

As máscaras caseiras de tecido devem ser utilizadas por um período curto (inferior a 2 horas) ou substituídas caso fique úmida. Para o processo de limpeza das máscaras caseiras de pessoas infectadas deve-se realizar a imersão em solução de hipoclorito de sódio 0,1% (50 ml de água sanitária a 2 a 2,5% para cada litro de água) por 15 minutos e depois proceder com o enxágue em água limpa, colocando a mesma em seguida para secar, ou realizar a limpeza por meio de água e sabão com bastante fricção, onde pode-se utilizar a máquina de lavar como alternativa de fricção. 

 

A adoção das medidas de prevenção do Covid-19 nas residências é essencial para minimizar a propagação do vírus.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar