Portal | Prefeitura Municipal de Caçador

Violência e exploração sexual PDF Imprimir E-mail
Qua, 25 de Setembro de 2013 17:13

Espetáculo teatral reúne centenas de estudantes

Nesta terça-feira (26), Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, centenas de estudantes das escolas municipais e estaduais de Caçador se reuniram no Ginásio Jorge Thomé (Paulo Schieffler) para assistir ao espetáculo teatral “Vim ver Maria”, apresentado pelo Grupo Soarte, de Ourinhos-SP. Promovido pela Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência e Especialidades de Assistência Social (CREAS), o primeiro dia de apresentações contou com a presença do prefeito Gilberto Comazzetto, das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar.

A peça “Vim ver Maria” apresenta a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais. A diretora do CREAS, Caroline Rocha de Paula explica que “dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que as crianças vivem quando passam por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levá-la a enfrentar o caso e denunciar”.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, o espetáculo mostra essa realidade para as crianças, de uma maneira direta, com humor e as orientando sobre o tema. “Tendo como base em pesquisas e relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais a peça pretende assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando que as crianças de 6 a 12 anos sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de auto proteção”, declara.

O prefeito Beto Comazzetto, destacou o respeito e os cuidados que as famílias precisam ter com as crianças. “Esta peça, apesar de infantil, é voltada para toda a família, pois ela aborda um assunto que interessa a todos. Criança precisa de cuidados e de respeito, pois neste período forma-se uma personalidade que se educado com violência tende a ser uma pessoa com grandes problemas no futuro. Parabenizo a equipe da Secretaria de Assistência Social juntamente com o CREAS pela iniciativa em orientar as crianças de uma maneira bem humorada e com grande relevância”.

Na quarta-feira (25) as últimas apresentações serão realizadas nos horários das 10e 15 horas no Ginásio Jorge Thomé. A peça teatral é gratuita e voltada para toda a comunidade.

 

 

Desenvolvimento: Prefeitura Municipal de Caçador. | Caçador | Santa Catarina | Brasil
Av. Santa Catarina,195-Centro | 89500-124 | Fone: (0xx49) 3666-2400